Pular para o conteúdo principal

Decreto presidencial n.º 200/10 de 13 de setembro

Detalhes
  • Diploma: Decreto presidencial n.º 200/10 de 13 de setembro
  • Entidade Legisladora: Presidente da República
  • Publicação: Diário da República Iª Série n.º 174 de 13 de Setembro de 2010 (Pág. 2261)

Independência Nacional. Índice

Artigo 1.º .....................................................................................................................................1

Artigo 2.º .....................................................................................................................................1

Artigo 3.º .....................................................................................................................................1 Denominação do Diploma Considerando que por Despacho Presidencial n.º 20/10, de 9 de Abril, foi criada a Comissão Interministerial para Organização das Acções Comemorativas alusivas ao 35.º Aniversário da Independência Nacional: Considerando os trinta e cinco anos de Independência Nacional como o reconhecimento dos feitos patrióticos do povo angolano:

O Presidente da República decreta, nos termos da alínea l) do artigo 120.º e do n.º 3 do artigo 125.º da Constituição da República de Angola, o seguinte:

Artigo 1.º É aprovado o Programa Geral das Acções Comemorativas Alusivas ao 35.º Aniversário da Independência Nacional, anexo ao presente diploma, que dele é parte integrante.

Artigo 2.º As dúvidas e omissões resultantes da interpretação e aplicação do presente diploma são resolvidas pelo Presidente da República.

Artigo 3.º O presente Decreto Presidencial entra em vigor na data da sua publicação. - Publique-se. Luanda, aos 26 de Agosto de 2010. O Presidente da República, JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS. Programa Geral das Acções Comemorativas Alusivas ao 35.º Aniversário da Independência Nacional Sumário Executivo 1. Por Despacho Presidencial n.º 20/10, de 9 de Abril, foi criada a Comissão Interministerial para a Organização das Acções Comemorativas Alusivas ao 35.º Aniversário da Independência Nacional, coordenada pelo Ministro da Administração do Território e integrada pelas seguintes entidades:

  • a)- Ministro da Defesa Nacional:
  • b)- Ministro das Finanças: Publicado na I ª Série do Diário da República n.º 174 de 13 de Setembro de 2010 Página 1 de 4
  • e)- Ministro da Comunicação Social;
  • f)- Ministro da Cultura;
  • g)- Ministro da Hotelaria e Turismo;
  • h)- Ministro dos Transportes;
  • i)- Ministro da Juventude e Desportos;
  • j)- Ministro da Educação;
  • k)- Ministro do Urbanismo e Construção;
  • l)- Governadores Provinciais;
  • m)- Secretário para os Assuntos Políticos e Constitucionais do Presidente da República.
  1. A Comissão em cumprimento do Despacho Presidencial que a cria e tendo presente o contexto político actual que se traduz na aprovação da Constituição da República e o início da III República, elaborou um programa comemorativo, estruturado em três eixos fundamentais:
    • a)- Acções de natureza Político-Legal;
    • b)- Acções de natureza Económico-Social;
    • c)- Acções de natureza Cultural e Desportiva.
  2. Dos três eixos em que está estruturado o Programa, destacamos: 3.1. Acções de Natureza Político-Legal: 3.1.1. Abertura das jornadas comemorativas do 35.º Aniversário da Independência Nacional; 3.1.2. Condecorações a figuras destacadas; 3.1.3. Conferência Internacional sobre a Constituição nos Países de Partidos dominantes; 3.1.4. Cerimónia de inauguração da Bandeira Monumento; 3.1.5. Abertura solene do ano Parlamentar 2010/2011; 3.1.6. Comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos; 3.1.7. Lançamento de um Portal da Legislação Angolana; 3.1.8. Lançamento dos livros da Colecção de Diários da República; 3.1.9. Lançamento do Directório da Legislação Angolana 1845/2001; 3.1.10. Conferência sobre a ‹‹Batalha de Kifangondo››; 3.1.11. Acto Central; 3.1.12. Conferência Internacional sobre o tema ‹‹Da CONCP aos PALOP e à CPLP››. 3.2. Acções de Natureza Económico-Social: 3.2.1. Inauguração do Empreendimento SIAC-Uíge; 3.2.2. Colóquio: O estado actual do sistema de ensino em Angola Luanda; 3.2.3. Inauguração da Ponte sobre o Rio Kwanza em Cabala-Bengo; 3.2.4. Inauguração da ponte sobre o Rio Kwanza em Cangandala-Malanje; 3.2.5. Inauguração do Campus Universitário 1.ª Fase-Luanda; 3.2.6. Inauguração do Palácio da Justiça-Luanda; 3.2.7. Inauguração da Via Rápida Cacuaco/Viana/Cabo Lombo; 3.2.8. Inauguração do Caminho de Ferro de Luanda/ Malanje; Publicado na I ª Série do Diário da República n.º 174 de 13 de Setembro de 2010 Página 2 de 4 3.3.1. Gala do Herói Nacional; 3.3.2. IV Encontro Internacional sobre a História de Angola e Lançamento das Actas do III Encontro; 3.3.3. Edições das actas do colóquio sobre Dr. António Agostinho Neto Luanda; 3.3.4. Quadrangular de Futebol — 1.º de Agosto, Cabuscorp do Palanca, Recreativo do Libolo e Sporting Clube de Portugal; 3.3.5. Debate: Urgência na preservação do património edificado Luanda e Benguela; 3.3.6. IV Encontro sobre Línguas Nacionais; 3.3.7. Gala do Prémio Nacional de Cultura e Arte; 3.3.8. Lançamento da síntese da História de Angola; 3.3.9. Feira Nacional das Indústrias Culturais; 3.3.10. Festival Multidisciplinar:
    • gimno-desportivo, quadros humanos, grupos de dança, desfile de crianças, desfile militar, polícia e sociedade civil; 3.3.11. Festival Internacional de Cinema; 3.3.12. Festival Nacional de Música, Variante; 3.1.13. Festipanda — Festival Cultural ‹‹Angola 35 anos››; 3.1.14. Homenagem a Jorge Macedo. Lançamento do livro «Angolanidade Literária» e reedição da obra ‹‹A Dimensão Africana da Cultura Angolana de Jorge Macedo››; 3.1.15. II Trienal de Luanda 2010; 3.1.16. Cultos Ecuménicos.
  3. Para além do Programa Geral a ser cumprido no País, as representações Diplomáticas de Angola no exterior realizarão acções comemorativas específicas sob coordenação do Ministério das Relações Exteriores, devendo contar com a colaboração dos Ministérios da Comunicação Social e da Cultura. No desenvolvimento das actividades dever-se-á privilegiar o contacto com as comunidades, organizando, na medida das possibilidades festivais.
  4. Na execução do Programa Geral será elaborado um plano de comunicação e marketing pelos Ministérios da Comunicação Social e da Administração do Território, que inclui a criação de um portal ‹‹Angola 35 Anos››.
  5. As acções comemorativas alusivas aos 35 anos da independência nacional deverão ser de participação massiva com o envolvimento das administrações municipais e comunais, dos bairros, ruas e quarteirões com iniciativas espontâneas dos cidadãos exaltando a importância patriótica da independência nacional, organizando as mais variadas actividades culturais, desportivas e cívicas. Essas actividades de acordo com o âmbito deverão realizar-se sob coordenação da Comissão Nacional ou Provincial.
  6. Tratando-se da comemoração de 35 anos da Independência Nacional, serão realizados actos públicos de reconhecimento com a outorga de condecorações á entidades nacionais e estrangeiras. Para o efeito, será criada uma Comissão de Ordens.
  7. O relançamento do Portal do Executivo deve ser considerado como fonte de informação ao cidadão, no quadro das acções comemorativas alusivas aos 35 anos da Independência Nacional.
  8. Para as acções comemorativas, é fundamental o envolvimento do sector privado no apoio às acções espontâneas dos cidadãos, como torneios desportivos, concursos de cultura e outros. Publicado na I ª Série do Diário da República n.º 174 de 13 de Setembro de 2010 Página 3 de 4
  9. O Lema Central das comemorações é:

‹‹INDEPENDÊNCIA, PAZ E DESENVOLVIMENTO››.

e os Lemas colaterais são:

‹‹LIBERDADE, BEM ESTAR E DEMOCRACIA››

‹‹ANGOLA 35 ANOS DE REALIZAÇÕES››.

  1. O orçamento previsional é de USD 10.000.000,00, no máximo, que inclui unicamente as actividades de responsabilidade da comissão. O Presidente da República, JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS. Publicado na I ª Série do Diário da República n.º 174 de 13 de Setembro de 2010 Página 4 de 4
Download

Para descarregar o PDF do diploma oficial clique aqui.