Lei n.º 36/11 de 21 de dezembro
- Diploma: Lei n.º 36/11 de 21 de dezembro
- Entidade Legisladora: Assembleia Nacional
- Publicação: Diário da República Iª Série n.º 245 de 21 de Dezembro de 2011 (Pág. 5913)
Assunto
Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais. - Revoga a Lei n.º 6/05, de 10 de Agosto.
Conteúdo do Diploma
A aprovação da Constituição da República de Angola representou o início de uma nova era, marcada pela consolidação do Estado Democrático de Direito, que respeita e assegura os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, enaltece os mais elevados valores da democracia e prima pelo exercício do poder político por representantes legítimos do povo. A sua materialização implica a necessidade de adaptação de toda a legislação em vigor. A Assembleia Nacional aprova, por mandato do povo, nos termos da alínea d) do artigo 164.º e da alínea b) do artigo 166.º da Constituição da República de Angola, a seguinte:
LEI ORGÂNICA SOBRE AS ELEIÇÕES GERAIS TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS
Artigo 1.º (Objecto)
- A presente lei estabelece os princípios e as regras estruturantes relativos às eleições gerais.
- Lei própria regula a eleição dos titulares dos órgãos autárquicos.
Artigo 2.º (Âmbito Territorial)
- O processo eleitoral tem lugar em todo o território nacional, a fim de permitir o exercício do direito de voto dos cidadãos com capacidade eleitoral activa, nos termos da Constituição e da lei.
- Os cidadãos angolanos que se encontrem no estrangeiro por razões de serviço, estudo, doença ou similares, desde que regularmente inscritos nos cadernos eleitorais, exercem o seu direito de voto nas missões diplomáticas ou consulares nos termos da presente lei e das regras definidas pela Comissão Nacional Eleitoral.
- Os cidadãos referidos no número anterior que se encontrem em Estados em que não existam representações diplomáticas ou consulares de Angola, exercem o seu direito de voto por correspondência, nos termos a definir pela Comissão Nacional Eleitoral.
Artigo 3.º (Convocação e Marcação da data das Eleições Gerais)
- Compete ao Presidente da República convocar e marcar a data das eleições gerais, ouvida a Comissão Nacional Eleitoral e o Conselho da República.
- As eleições gerais são convocadas até noventa dias antes do termo do mandato do Presidente da República e dos Deputados à Assembleia Nacional e realizam-se até trinta dias antes do fim do mandato.
- A convocação e a marcação das eleições são feitas por decreto presidencial.
- Uma vez assinado o decreto presidencial de convocação das eleições, cópias são extraídas e imediatamente enviadas ao Tribunal Constitucional e à Comissão Nacional Eleitoral.
- Em caso de auto-demissão política do Presidente da República, nos termos do artigo 128.º da Constituição, as eleições gerais realizam-se no prazo de noventa dias contados a partir da recepção da mensagem pela Assembleia Nacional.
Artigo 4.º (Direito e Dever de Votar)
- O exercício do direito de votar constitui um dever cívico, pessoal, presencial e inalienável.
- O registo eleitoral dos cidadãos é condição indispensável para o exercício do direito de votar.
- As entidades públicas e privadas em serviço no dia das eleições devem organizar a sua actividade de modo a facilitar a dispensa dos seus funcionários e trabalhadores pelo tempo suficiente para o exercício do seu direito de voto.
Artigo 5.º (Aplicação no Tempo)
As eleições gerais regem-se pela legislação vigente ao tempo da sua convocação ou, em caso de auto-demissão política do Presidente da República, pela lei vigente no momento da recepção da mensagem pela Assembleia Nacional.
Artigo 6.º (Contencioso Eleitoral)
A apreciação da regularidade e da validade das eleições compete, em última instância, ao Tribunal Constitucional, nos termos da presente lei.
Artigo 7.º (Observação Eleitoral)
O processo eleitoral pode estar sujeito à verificação de observadores nacionais e estrangeiros, nos termos da lei.
TÍTULO II CAPACIDADE ELEITORAL
CAPÍTULO I CAPACIDADE ELEITORAL ACTIVA E PASSIVA
SECCÃO I CAPACIDADE ELEITORAL ACTIVA
Artigo 8.º (Capacidade Eleitoral Activa)
- São eleitores os cidadãos angolanos maiores de 18 anos, residentes em território nacional, regularmente registados como eleitores, desde que não abrangidos por qualquer das incapacidades previstas na lei.
- Têm igualmente capacidade eleitoral activa, nos mesmos termos do número anterior, os cidadãos angolanos que se encontrem no estrangeiro por razões de serviço, estudo, doença e similares, bem como os cidadãos acompanhantes ou dependentes destes.
- As razões referidas no número anterior devem ser devidamente comprovadas, nos termos que vierem a ser definidos pela Comissão Nacional Eleitoral.
Artigo 9.º (Incapacidade Eleitoral Activa)
Não gozam de capacidade eleitoral activa:
- a)- os interditos por sentença transitada em julgado;
- b)- os notoriamente reconhecidos como dementes ainda que não estejam interditos por sentença, quando internados em estabelecimento hospitalar ou como tais declarados por atestado médico;
- c)- os definitivamente condenados em pena de prisão, enquanto não hajam cumprido a respectiva pena, excepto os libertados condicionalmente, nos termos da lei.
SECÇÃO II CAPACIDADE ELEITORAL PASSIVA
Artigo 10.º (Capacidade Eleitoral Passiva)
Gozam de capacidade eleitoral passiva os cidadãos que sejam titulares de capacidade eleitoral activa, excepto quando a lei estabeleça alguma inelegibilidade ou outro impedimento ao seu exercício.
Artigo 11.º (Inelegibilidades para o Mandato de Deputado à Assembleia Nacional)
- São inelegíveis a Deputados:
- a)- Os Magistrados Judiciais e do Ministério Público no exercício de funções;
- b)- Os militares e os membros das forças militarizadas no activo;
- c)- Os membros dos órgãos de administração eleitoral;
- d)- Os legalmente incapazes;
- e)- Os que tenham sido condenados com pena de prisão superior a dois anos.
- Os cidadãos que tenham adquirido a nacionalidade angolana apenas são elegíveis decorridos sete anos desde a data da aquisição.
CAPÍTULO II CAPACIDADES ELEITORAIS ESPECIAIS
Artigo 12.º (Capacidade Eleitoral para o Cargo de Presidente da República)
- São elegíveis os cidadãos angolanos no pleno gozo dos seus direitos civis e políticos, não sofrendo de qualquer inelegibilidade geral ou especial, nos termos da Constituição e da lei.
- Só podem ser eleitos para o cargo de Presidente da República os cidadãos angolanos de origem, maiores de 35 anos de idade, que se encontrem no pleno gozo dos seus direitos civis e políticos.
- Os funcionários públicos ou de outras pessoas colectivas e os militares considerados elegíveis não carecem de autorização para se candidatarem ao cargo de Presidente da República.
Artigo 13.º (Inelegibilidades para o Cargo de Presidente da República) São inelegíveis ao cargo de Presidente da República:
- a)- os cidadãos que sejam titulares de alguma nacionalidade adquirida:
- b)- os Magistrados Judiciais e do Ministério Público no exercício das sua funções:
- c)- os Juízes do Tribunal Constitucional no activo:
- d)- os Juízes do Tribunal de Contas no activo;
- e)- o Provedor de Justiça e o Provedor de Justiça Adjunto;
- f)- os membros dos órgãos de administração eleitoral;
- g)- os militares e membros das forças militarizadas no activo;
- h)- os antigos Presidentes da República que tenham exercido dois mandatos, que tenham sido destituídos ou que tenham renunciado ou abandonado funções.
Artigo 14.º (Capacidade Eleitoral Passiva para o Mandato de Deputado à Assembleia Nacional)
Podem ser eleitos Deputados à Assembleia Nacional os cidadãos angolanos titulares de capacidade eleitoral activa, no pleno gozo dos seus direitos civis e políticos e não sofrendo de qualquer inelegibilidade geral ou especial.
TÍTULO III SISTEMAS ELEITORAIS
CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS
Artigo 15.º (Princípio Electivo)
O Presidente da República, o Vice-Presidente da República e os Deputados à Assembleia Nacional são eleitos por sufrágio universal, igual, directo, secreto e periódico.
Artigo 16.º (Princípio da Unicidade do Voto)
Para efeito das eleições gerais, cada eleitor dispõe de um único voto.
Artigo 17.º (Boletim de Voto)
- O boletim de voto é impresso a cores, em papel liso e não transparente, de forma rectangular com as dimensões apropriadas para que nele caibam todas as candidaturas admitidas à votação e cujo espaçamento e apresentação gráfica não induzam os eleitores em erro na identificação e sinalização exactas da candidatura por si escolhida.
- Em cada boletim de voto são impressos o número de ordem, a designação estatutária do partido político, o nome do candidato a Presidente da República e a respectiva fotografia tipo passe, a sigla e os símbolos do partido político ou coligação de partidos políticos, dispostas verticalmente, umas abaixo das outras, pela ordem do sorteio efectuado pela Comissão Nacional Eleitoral, nos termos da presente lei, após a aprovação das candidaturas pelo Tribunal Constitucional.
- Na linha correspondente a cada candidatura figura um quadro em branco que o eleitor preenche para assinalar a sua escolha.
- Cabe à Comissão Nacional Eleitoral aprovar o modelo de boletim de voto, bem como a sequência dos aspectos que dele devem constar.
Artigo 18.º (Dia da Eleição)
- As eleições gerais realizam-se no mesmo dia em todo o território nacional, sem prejuízo da votação antecipada, nos termos da presente lei e das regras a definir pela Comissão Nacional Eleitoral.
- No exterior do País, o voto exerce-se entre o 15.º e o 10.º dia anterior ao previsto no número 1 do presente artigo, cabendo à Comissão Nacional Eleitoral a sua definição.
- Deve ser decretada tolerância de ponto para o dia da votação quando este for um dia normal de trabalho.
CAPÍTULO II SISTEMA ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA E DO VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA
SECÇÃO I SISTEMA ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Artigo 19.º (Círculo Eleitoral Único)
- Para efeitos da eleição do Presidente da República, o território da República de Angola constitui um círculo eleitoral único.
- Os votos expressos pelos cidadãos angolanos no exterior do País integram o círculo eleitoral referido no número anterior.
Artigo 20.º (Modo de Eleição)
O Presidente da República é eleito por sufrágio universal, igual, directo, secreto e periódico exercido pelos cidadãos eleitores, nos termos da Constituição e da lei.
Artigo 21.º (Sistema Maioritário)
É eleito Presidente da República e Chefe do Executivo o cabeça de lista, pelo círculo nacional, do partido político ou coligação de partidos políticos mais votado no quadro das eleições gerais.
SECÇÃO II SISTEMA ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Artigo 22.º (Norma Remissiva)
Com as devidas adaptações, aplicam-se à eleição do Vice-Presidente da República as normas respeitantes à eleição do Presidente da República.
Artigo 23.º (Sistema Maioritário)
É eleito Vice-Presidente da República o candidato número dois da lista, pelo círculo nacional, do partido político ou da coligação de partidos políticos mais votado no quadro das eleições gerais.
CAPÍTULO III SISTEMA ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DOS DEPUTADOS À ASSEMBLEIA NACIONAL
Artigo 24.º (Círculos Eleitorais e Número de Mandatos)
- Para efeitos de eleição dos Deputados à Assembleia Nacional, o território nacional divide-se em círculos eleitorais, existindo um círculo nacional e círculos eleitorais provinciais, correspondentes a cada uma das províncias.
- O círculo nacional elege 130 Deputados, considerando-se o País, para esse efeito, um círculo eleitoral único.
- Cada círculo provincial elege 5 Deputados, considerando-se para tal o território da respectiva província.
Artigo 25.º (Modo de Eleição)
- A eleição dos Deputados à Assembleia Nacional é feita por listas plurinominais de partidos políticos ou de coligação de partidos políticos.
- As listas são apresentadas aos eleitores durante a campanha eleitoral para que estes tomem conhecimento dos nomes dos candidatos a Deputados de cada partido político ou coligação de partidos políticos.
Artigo 26.º (Distribuição dos Mandatos Dentro das Listas)
- Os mandatos dos Deputados à Assembleia Nacional são conferidos segundo a ordem de precedência constante da respectiva lista.
- A existência de incompatibilidade entre a função desempenhada pelo candidato e o exercício do cargo de Deputado não impede a atribuição do mandato.
- Em caso de morte, doença ou outra causa que determine impossibilidade física para o exercício do mandato, este é conferido ao candidato imediatamente a seguir de acordo com a ordem de precedência mencionada no número 1.
Artigo 27.º (Sistema de Representação Proporcional)
- Os Deputados à Assembleia Nacional são eleitos segundo o sistema de representação proporcional, obedecendo-se, para a conversão dos votos em mandatos, ao critério e regras previstas nos números seguintes.
- Para a conversão dos votos em mandatos relativos a cada círculo eleitoral provincial é aplicado o método de Hondt, nos seguintes termos:
- a)- apura-se em separado o número de votos validamente expressos e recebidos por cada lista no respectivo círculo eleitoral provincial;
- b)- o número de votos apurados por cada lista é dividido, sucessivamente, por um, dois, três, quatro e cinco, sendo os quocientes alinhados pela ordem decrescente da sua grandeza numa série de cinco termos, correspondentes ao número de mandatos de cada círculo eleitoral provincial;
- c)- os mandatos pertencem às listas a que correspondem os termos da série estabelecida pela regra anterior, recebendo cada uma das listas tantos mandatos quantos os seus termos na série;
- d)- no caso de restar um só mandato para distribuir e de os termos seguintes serem iguais aos das listas diferentes, o mandato cabe à lista que tiver o menor número de votos não transformados em assentos.
- A conversão dos votos em mandatos relativos ao círculo eleitoral nacional é feita pela aplicação dos seguintes critérios:
- a)- apurados os números de votos validamente expressos de todo o País, divide-se este número total apurado por 130, que é o número de Deputados a eleger e obtêm-se o quociente;
- b)- divide-se o número de votos obtidos por cada lista pelo quociente obtido nos termos da alínea anterior e apura-se o número de Deputados de cada lista, por ordem de apresentação da lista de cada partido;
- c)- no caso de restarem alguns mandatos, os Deputados são distribuídos em ordem do resto mais forte de cada partido político.
- Para a distribuição dos mandatos restantes concorrem apenas os partidos políticos ou coligações de partidos políticos que tenham conseguido eleger pelo menos um Deputado.
TÍTULO IV CANDIDATURAS
CAPÍTULO I ESTATUTO DOS CANDIDATOS E APRESENTAÇÃO DAS CANDIDATURAS
SECÇÃO I ESTATUTO DOS CANDIDATOS
Artigo 28.º (Direito de Dispensa de Funções)
- Os candidatos a Presidente da República, a Vice-Presidente da República e a Deputado à Assembleia Nacional têm o direito à dispensa do exercício das respectivas funções, sejam públicas ou privadas, nos 30 dias anteriores à data do escrutínio.
- Para todos os efeitos, incluindo o direito à remuneração, o período referido no número anterior conta como tempo de efectivo serviço.
Artigo 29.º (Suspensão do Exercício da Função e Passagem à Reserva)
- Os Magistrados Judiciais e os Magistrados do Ministério Público que pretendam candidatar- se a Presidente da República, a Vice-Presidente da República ou a Deputado à Assembleia Nacional devem solicitar suspensão do exercício das funções.
- A suspensão referida no número anterior tem efeitos a partir da data da apresentação da candidatura.
- O período de suspensão conta, para todos os efeitos, como tempo de serviço efectivo.
- Os militares e membros das forças militarizadas em serviço activo que pretendam candidatar- se a Presidente da República, a Vice-Presidente da República ou a Deputado à Assembleia Nacional devem apresentar prova documental da sua passagem à reserva ou à reforma.
- Os órgãos de que dependem os militares e membros das forças militarizadas referidos no número anterior devem conceder a respectiva autorização, sempre que para tal sejam solicitados.
Artigo 30.º (Imunidades)
- Nenhum candidato pode ser preso, sujeito à prisão preventiva ou perseguido criminal ou disciplinarmente, a não ser em caso de flagrante delito por crime doloso, a que caiba pena de prisão superior a dois anos.
- Fora de flagrante delito, nenhum candidato pode ser preso, sujeito a prisão preventiva ou perseguido criminal ou disciplinarmente, salvo por crime punível com pena de prisão superior a oito anos.
- Movido procedimento criminal contra algum candidato que não esteja em regime de prisão preventiva e indiciado por despacho de pronúncia ou equivalente, o processo só pode prosseguir seus termos após a publicação dos resultados eleitorais definitivos.
SECÇÃO II APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS
SUBSECÇÃO I LEGITIMIDADE E PRINCÍPIOS
Artigo 31.º (Legitimidade)
- As candidaturas aos cargos de Presidente da República, de Vice-Presidente da República e de Deputados à Assembleia Nacional são apresentadas por partidos políticos ou por coligações de partidos políticos.
- As candidaturas referidas no número anterior podem incluir cidadãos não filiados no partido político ou coligação de partidos políticos proponentes.
Artigo 32.º (Princípios da Unicidade de Candidatura)
- Cada partido político ou coligação de partidos políticos apresenta uma única candidatura à Presidente da República, a Vice-Presidente da República e a Deputados à Assembleia Nacional.
- Ninguém pode ser candidato a Presidente da República, Vice-Presidente da República ou a Deputado à Assembleia Nacional por mais de uma lista, sob pena de inelegibilidade.
Artigo 33.º (Denominação, Sigla e Símbolo de Candidatura)
- A denominação das candidaturas propostas por partidos políticos, isoladamente ou em coligação, corresponde, consoante os casos, à denominação do partido político respectivo ou à denominação da coligação, nos termos da lei e de acordo com os respectivos estatutos.
- A sigla e o símbolo das candidaturas correspondem, consoante os casos, à sigla e à bandeira do partido político respectivo ou à sigla e à bandeira da coligação de partidos políticos, de acordo com os respectivos estatutos.
Artigo 34.º (Candidaturas Apresentadas por Partidos Políticos)
- Só podem propor candidaturas os partidos políticos legalmente constituídos e registados antes do início do prazo fixado para a apresentação de candidaturas.
- As candidaturas podem integrar cidadãos não inscritos nos respectivos partidos políticos.
Artigo 35.º (Coligação de Partidos Políticos para Fins Eleitorais)
- As coligações de partidos políticos para fins eleitorais não constituem individualidade distinta dos partidos que as integram e representam uma única bancada parlamentar, se for o caso, deixando de existir no final de cada legislatura, sem prejuízo da sua renovação, nos termos da lei.
- As coligações de partidos políticos para fins eleitorais constituem-se e regem-se pela legislação vigente sobre partidos políticos e as disposições da presente lei.
- Os partidos políticos que realizem convénios de coligações para fins eleitorais devem, até à apresentação efectiva de candidaturas e em documento assinado conjuntamente pelos órgãos competentes dos respectivos partidos políticos, comunicar o facto ao Tribunal Constitucional que verifica os requisitos legais.
- Da decisão judicial prevista no número anterior cabe recurso para o Plenário do Tribunal Constitucional.
- A comunicação prevista no número 3 deve conter:
- a)- a definição precisa do âmbito da coligação;
- b)- a denominação, sigla e bandeira da coligação;
- c)- a designação dos titulares dos órgãos de direcção ou de coordenação da coligação;
- d)- o documento comprovativo da aprovação do convénio da coligação.
Artigo 36.º (Apreciação da Denominação, Sigla e Símbolos)
- O Tribunal Constitucional aprecia em sessão plenária a legalidade das denominações, siglas e bandeiras das coligações, bem como a sua identidade ou semelhança com os de outros partidos políticos ou coligações de partidos políticos, 48 horas após a apresentação da comunicação referida no artigo anterior.
- A decisão resultante da apreciação prevista no número anterior é imediatamente publicitada por edital mandado afixar, pelo Presidente do Tribunal Constitucional, à porta do Tribunal.
- No prazo de 24 horas a contar da fixação do edital, podem os mandatários da coligação ou de qualquer outra lista recorrer da decisão para o Plenário, que decide no prazo de 48 horas.
SUBSECÇÃO II APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA E PARA VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Artigo 37.º (Prazo de Apresentação de Candidaturas)
- As candidaturas a Presidente da República e a Vice-Presidente da República são apresentadas até ao 20.º dia após a convocação das eleições gerais.
- As candidaturas são apresentadas ao Tribunal Constitucional.
- As candidaturas são apresentadas pelas entidades competentes do partido político ou da coligação de partidos políticos nos termos dos respectivos estatutos ou por delegados expressamente mandatados para o efeito.
Artigo 38.º (Apresentação das Candidaturas)
- As candidaturas a Presidente da República e a Vice-Presidente da República são apresentadas no quadro da apresentação das listas dos candidatos a Deputados à Assembleia Nacional.
- A apresentação das candidaturas a Presidente da República e a Vice-Presidente da República é efectuada mediante:
- a)- Colocação do candidato a Presidente da República no primeiro lugar da lista de candidatos a Deputados pelo círculo nacional;
- b)- Colocação do candidato a Vice-Presidente da República no segundo lugar da lista de candidatos a Deputados pelo círculo nacional;
- c)- Requerimento de apresentação de candidatura elaborado pelo partido político ou coligação de partidos políticos proponente.
- Do requerimento de apresentação de candidaturas deve constar o seguinte:
- a)- nome completo do candidato, idade, filiação, naturalidade, profissão, residência, número e data de emissão do bilhete de identidade e o número do cartão de eleitor;
- b)- certificado de registo criminal do candidato;
- c)- cópia do bilhete de identidade.
Artigo 39.º (Declaração dos Candidatos)
Ao requerimento referido no artigo anterior devem ser anexadas as declarações dos candidatos, com assinatura reconhecida por notário, onde o mesmo faça expressamente constar que:
- a)- aceita a candidatura apresentada pela entidade proponente;
- b)- concorda com o mandatário da lista;
- c)- não se encontra abrangido por qualquer inelegibilidade;
- d)- aceita vincular-se ao Código de Conduta Eleitoral.
SUBSECÇÃO III APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURA A DEPUTADO À ASSEMBLEIA NACIONAL
Artigo 40.º (Prazo)
- As candidaturas a Deputado à Assembleia Nacional são apresentadas até ao 20.º dia após a convocação das eleições gerais.
- As candidaturas são apresentadas ao Tribunal Constitucional.
- As candidaturas são apresentadas pelas entidades competentes do partido político ou da coligação de partidos políticos nos termos dos respectivos estatutos ou por delegados expressamente mandatados para o efeito.
Artigo 41.º (Requerimento de Apresentação de Candidatura)
Para a apresentação das candidaturas, os partidos políticos ou coligação de partidos políticos devem submeter ao Tribunal Constitucional um pedido em forma de requerimento, acompanhado das listas de candidatos.
Artigo 42.º (Lista de Candidatos e Declaração de Candidatos)
- As listas de candidatos devem conter o nome completo e o número do cartão de eleitor de cada candidato e serem acompanhadas dos seguintes documentos:
- a)- fotocópia do bilhete de identidade de cada candidato;
- b)- certificado do registo criminal de cada candidato;
- c)- declaração de candidatura individual ou colectiva, assinada por cada candidato e reconhecida por notário;
- d)- documento comprovativo do registo eleitoral do mandatário de cada lista.
- Na declaração a que se refere a alínea c) do número anterior, os candidatos devem fazer constar expressamente que:
- a)- não estão abrangidos por qualquer inelegibilidade;
- b)- não figuram em mais nenhuma lista de candidato;
- c)- aceitam a candidatura apresentada pelo proponente;
- d)- concordam com o mandatário da lista;
- e)- aceitam vincular-se ao Código de Conduta Eleitoral.
CAPÍTULO II VERIFICAÇÃO E PUBLICAÇÃO DAS CANDIDATURAS
Artigo 43.º (Mandatários das Candidaturas)
- As candidaturas devem designar, de entre os eleitores inscritos, um mandatário para os representar em todas as operações do processo eleitoral, cuja representação seja permitida, nos termos da lei.
- Deve ser sempre indicado, no processo de candidatura, o endereço do mandatário para efeitos de notificação.
- O mandatário da candidatura representa também os candidatos a Presidente da República e a Vice-Presidente da República.
- As notificações às candidaturas são feitas por intermédio do respectivo mandatário.
Artigo 44.º (Publicação Inicial)
Findo o prazo para a apresentação das candidaturas e antes da sua apreciação pelo Plenário do Tribunal Constitucional, o Presidente do Tribunal Constitucional manda afixar, no prazo de 48 horas, à porta do Tribunal cópias das listas de candidatos ou relação de candidatos com identificação dos mesmos e dos mandatários.
Artigo 45.º (Impugnação pelos Mandatários)
Os mandatários das candidaturas podem, no prazo de 48 horas após a publicação inicial referida no artigo anterior, impugnar a regularidade do processo ou a elegibilidade de qualquer outro candidato.
Artigo 46.º (Verificação das Candidaturas)
A verificação da regularidade do processo e da autenticidade dos documentos juntos, bem como das inelegibilidades dos candidatos, compete ao Plenário do Tribunal Constitucional, nos termos do artigo seguinte.
Artigo 47.º (Suprimento de Deficiência)
- Verificando-se a existência de irregularidades processuais ou de candidatos inelegíveis, o Tribunal Constitucional notifica o partido político ou coligações de partidos políticos, no mínimo com três dias de antecedência, para que sejam supridas as irregularidades ou substituídos os candidatos inelegíveis, até ao 10.º dia subsequente ao termo do prazo de apresentação de candidaturas.
- No caso de inelegibilidade do cabeça de lista ou do segundo da lista pelo círculo nacional, o Tribunal Constitucional notifica o mandatário da candidatura, no mínimo com três dias de antecedência, para que seja substituído o candidato a Presidente da República ou a Vice- Presidente da República, até ao 10.º dia subsequente ao termo do prazo de apresentação de candidaturas.
- Findos os prazos previstos nos números anteriores e conforme os casos, o Presidente do Tribunal Constitucional, nos dois dias imediatos, manda proceder às rectificações ou aditamentos decididos na sequência do requerido pelos mandatários.
- O não suprimento das irregularidades previstas no número 2 do presente artigo determina a recusa da candidatura do partido político ou coligação de partidos políticos às eleições gerais.
Artigo 48.º (Publicação da Decisão)
A decisão a que se refere o artigo anterior é imediatamente publicada por edital e afixada à porta do Tribunal, do que se lavra acta no processo respectivo.
Artigo 49.º (Reclamações)
- Das decisões do Plenário do Tribunal Constitucional relativas à apresentação de candidaturas podem as candidaturas ou os seus mandatários reclamar para esse órgão no prazo de 48 horas após a publicação referida no artigo anterior.
- Tratando-se de reclamação apresentada contra a admissão de qualquer candidatura, o Presidente do Tribunal Constitucional manda notificar imediatamente o mandatário da lista contestada, para, querendo, responder no prazo de 24 horas.
- Tratando-se de reclamação apresentada contra a rejeição de qualquer candidatura, o Presidente do Tribunal Constitucional manda notificar imediatamente os mandatários das restantes listas, ainda que não admitidas, para, querendo responderem, no prazo de 24 horas.
- Sobre as reclamações, o Plenário do Tribunal Constitucional deve decidir no prazo de 48 horas a contar do termo do prazo previsto nos números anteriores.
- Da decisão do Plenário do Tribunal Constitucional, referida no número 4 anterior, não cabe recurso.
Artigo 50.º (Divulgação das Candidaturas)
- Não ocorrendo nenhuma das situações de impugnação ou de rejeição de candidaturas, de reclamações ou uma vez decididas as que tenham sido apresentadas, o Presidente do Tribunal Constitucional envia de imediato à Comissão Nacional Eleitoral a lista das candidaturas admitidas e dos respectivos candidatos.
- Um exemplar da lista a que se refere o número anterior deve ser afixado à porta do Tribunal Constitucional e outro enviado aos mandatários das candidaturas.
Artigo 51.º (Listas de Candidatos)
- As listas de candidatos propostos devem conter os nomes completos de cada candidato, podendo adicionar-se o nome por que é mais conhecido, discriminados por círculos eleitorais.
- O cabeça de lista, pelo círculo nacional, de cada candidatura é o seu candidato a Presidente da República.
- O segundo da lista, pelo círculo nacional, de cada candidatura é o seu candidato a Vice-Presidente da República.
- Os partidos políticos ou coligações de partidos políticos devem obrigatoriamente concorrer em todos os círculos eleitorais, devendo as listas ser subscritas por 5000 a 5500 eleitores, para o círculo nacional, e por 500 a 550 eleitores, por cada círculo provincial.
- Um eleitor não pode subscrever mais de uma candidatura, prevalecendo, em caso de duplicidade de subscrição pelo mesmo eleitor, a primeiramente entregue.
- O número máximo de candidatos efectivos apresentados deve ser igual ao número total de mandatos correspondente ao círculo eleitoral a que se refiram.
- As listas de candidatos podem igualmente apresentar nomes de candidatos suplentes em cada círculo eleitoral, dentro dos seguintes limites máximos:
- a)- círculo nacional - até 45 suplentesb)- círculos provinciais - até 5 suplentes.
Artigo 52.º (Sorteio das Listas)
- Nas 48 horas posteriores à publicação das listas definitivas, a Comissão Nacional Eleitoral procede, na presença dos mandatários que compareçam, ao sorteio das listas apresentadas, para efeito de definição da ordem nos boletins de voto.
- Da sessão de sorteio referida no número anterior, é lavrada uma acta, que é distribuída aos mandatários das candidaturas, publicada na I Série do Diário da República e fornecida aos órgãos de comunicação social.
CAPÍTULO III DESISTÊNCIA, INCAPACIDADE E SUBSTITUIÇÕES DAS CANDIDATURAS
SECÇÃO I LEGITIMIDADE E TRAMITAÇÃO
Artigo 53.º (Direito de Desistência)
- Os candidatos a Presidente da República, a Vice-Presidente da República e a Deputado à Assembleia Nacional têm direito de desistir.
- A desistência de qualquer candidatura ou candidato a Presidente da República, ou a Vice-Presidente da República é admitida até 5 dias antes do dia das eleições gerais.
- Em caso de desistência do candidato a Presidente da República ou do candidato a Vice- Presidente da República, pode o respectivo partido político ou coligação de partidos políticos recolocá-lo noutro lugar da respectiva lista.
- A desistência de qualquer candidato a Deputado à Assembleia Nacional é admitida até 3 dias antes do dia das eleições gerais.
Artigo 54.º (Processo de Desistência e Substituição)
- As desistências de candidato a Presidente da República, a Vice-Presidente da República ou a Deputado à Assembleia Nacional, referidas no artigo anterior, são comunicadas ao Tribunal Constitucional e à Comissão Nacional Eleitoral, pelo próprio candidato, mediante apresentação de uma declaração escrita, com assinatura do candidato notarialmente reconhecida.
- A desistência de qualquer candidatura é comunicada pelo respectivo mandatário ao Tribunal Constitucional e à Comissão Nacional Eleitoral.
- Em caso de desistência, o Tribunal Constitucional notifica o partido político ou a coligação de partidos políticos proponentes para, no prazo de 48 horas, apresentar novo candidato.
- O Tribunal Constitucional tem 24 horas para apreciar e decidir sobre a aceitação da candidatura do substituto.
- A não apresentação de novo candidato a Presidente da República ou a Vice- Presidente da República ou a sua recusa pelo Tribunal Constitucional implica a não aceitação da candidatura do partido político ou coligação de partidos políticos às eleições gerais.
- Nos casos de substituição de candidatos referidos nos números anteriores, podem ser utilizados os mesmos boletins de voto, cabendo aos proponentes e à Comissão Nacional Eleitoral e seus órgãos, realizar o trabalho de esclarecimento necessário junto dos eleitores.
Artigo 55.º (Publicação)
Todos os actos de desistência de candidatos devem ser publicadas pelo Tribunal Constitucional na I Série do Diário da República até 24 horas após ter tomado conhecimento oficial da situação e afixar editais à porta do Tribunal Constitucional.
SECÇÃO II INCAPACIDADE E MORTE DE CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPÚBLICA OU A VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Artigo 56.º (Morte ou Incapacidade)
Em caso de morte de qualquer candidato ou da ocorrência de qualquer facto que determine a incapacidade do candidato a Presidente da República ou a Vice-Presidente da República para continuar a concorrer, o facto deve ser comunicado ao Tribunal Constitucional e à Comissão Nacional Eleitoral no prazo de 24 horas, com a indicação da intenção de substituição, sem prejuízo da continuidade da campanha eleitoral.
Artigo 57.º (Substituição de Candidato)
- Em caso de morte ou incapacidade de qualquer candidato, o Tribunal Constitucional notifica o partido político ou a coligação de partidos políticos proponente para, no prazo de três dias, apresentar novo candidato.
- O Tribunal Constitucional tem 48 horas para apreciar e decidir sobre a aceitação da candidatura do substituto.
- A não apresentação de novo candidato a Presidente da República ou a Vice- Presidente da República ou a sua recusa pelo Tribunal Constitucional implica a não aceitação da candidatura do partido político ou coligação de partidos políticos às eleições gerais.
- Nos casos de substituição de candidatos referidos nos números anteriores, podem ser utilizados os mesmos boletins de voto, cabendo aos proponentes e à Comissão Nacional Eleitoral e seus órgãos, realizar o trabalho de esclarecimento necessário junto dos eleitores.
SECÇÃO III SUBSTITUIÇÃO DE CANDIDATOS A DEPUTADOS À ASSEMBLEIA NACIONAL
Artigo 58.º (Substituição de Candidatos)
Há substituição de candidato a Deputado à Assembleia Nacional em caso de:
- a)- morte ou doença de que resulte incapacidade física ou psíquica do candidato;
- b)- desistência do candidato.
Artigo 59.º (Nova publicação da Lista)
Sempre que haja substituição de candidatos ou anulação da rejeição de qualquer lista, procede-se à nova publicação da lista.
Artigo 60.º (Contagem dos Prazos)
A contagem dos prazos previstos no presente Título não suspende nos fins de semana nem nos feriados, devendo os órgãos competentes adoptar as medidas necessárias ao cumprimento dos prazos.
TÍTULO V CAMPANHA ELEITORAL
CAPÍTULO I ÂMBITO E PRINCÍPIOS
Artigo 61.º (Definição e Objectivos)
A campanha eleitoral consiste na actividade de justificação e de promoção das candidaturas, sob diversos meios, no respeito pelas regras do Estado Democrático de Direito, com vista à captação de votos através da explicitação dos princípios ideológicos, programas políticos, sociais e económicos, plataformas de governação por parte dos candidatos, dos titulares dos órgãos que os propõem, seus agentes ou quaisquer outras pessoas.
Artigo 62.º (Abertura e Termo da Campanha)
A campanha eleitoral é aberta 30 dias antes da data que antecede a do dia do escrutínio e termina às 00 horas do dia anterior ao marcado para as eleições.
Artigo 63.º (Promoção e Âmbito da Campanha)
- A campanha eleitoral é levada a cabo pelos partidos políticos e coligações de partidos, bem como candidatos e seus proponentes, sem prejuízo da participação dos cidadãos.
- A campanha eleitoral é desenvolvida em todo o território nacional, em igualdade de circunstâncias e condições para todas as candidaturas.
Artigo 64.º (Princípio da Igualdade de Tratamento)
As entidades públicas e as pessoas colectivas privadas devem prestar aos candidatos igual tratamento, por forma a que estes efectuem livremente e nas melhores condições a sua campanha eleitoral.
Artigo 65.º (Liberdade de Expressão e de Informação)
- Os partidos políticos e coligações de partidos políticos, os candidatos e seus mandatários gozam de liberdade de expressão e de informação, sem prejuízo da responsabilidade civil ou criminal, nos termos da lei.
- Os órgãos de comunicação social públicos e privados e seus agentes devem agir com rigor, profissionalismo e isenção em relação aos actos das campanhas eleitorais.
- Durante o período da campanha eleitoral, os órgãos de comunicação social e os seus agentes são responsabilizados pelo incumprimento do disposto no número anterior, bem como das demais questões a si relacionadas contidas na presente lei e outra legislação sobre o exercício da actividade jornalística vigente.
Artigo 66.º (Liberdade de Reunião e de Manifestação)
- No período da campanha eleitoral, a liberdade de reunião e de manifestação para fins eleitorais rege-se pelo disposto na lei geral aplicável ao exercício das liberdades de reunião e de manifestação, com as especificidades constantes dos números seguintes do presente artigo.
- Os cortejos e desfiles podem realizar-se em qualquer dia e hora, respeitando-se apenas os limites impostos pela liberdade de trabalho, pela manutenção da tranquilidade e ordem públicas, pela liberdade e ordenamento do trânsito, bem como pelo respeito do período de descanso dos cidadãos.
- A presença de agentes da autoridade pública em reuniões e manifestações organizadas por qualquer candidatura apenas pode ser solicitada pelos órgãos competentes das candidaturas, ficando a entidade organizadora responsável pela manutenção da ordem quando não faça tal pedido.
- A comunicação a autoridade administrativa competente da área sobre a intenção de se promover uma reunião ou manifestação é feita com antecedência mínima de 24 horas.
- A decisão de alteração dos trajectos é informada aos promotores no prazo de 24 horas da recepção da comunicação a que se refere o número 4 do presente artigo.
Artigo 67.º (Responsabilidade Civil)
- Os partidos políticos e coligações de partidos políticos, candidatos e seus proponentes são civilmente responsáveis, nos termos da lei, pelos prejuízos directamente resultantes das actividades de campanha eleitoral que hajam promovido.
- Os partidos políticos e coligações de partidos políticos, candidatos e seus proponentes são também responsáveis pelos prejuízos directamente resultantes de acções provocadas pelo incitamento ao ódio e a violência no decurso das suas actividades de campanha eleitoral.
Artigo 68.º (Proibições)
Durante o período da campanha eleitoral é proibido utilizar expressões que constituam crime de difamação, calúnia ou injúria, apelo ou à insurreição ou incitamento ao ódio, à violência ou à guerra.
Artigo 69.º (Locais interditos ao Exercício de Propaganda Política)
E interdito o exercício de propaganda política em:
- a)- unidades militares e militarizadas;
- b)- instituições públicas;
- c)- instituições de ensino;
- d)- locais de culto;
- e)- hospitais e estabelecimentos similares.
CAPÍTULO II PROPAGANDA ELEITORAL
Artigo 70.º (Definição)
A propaganda eleitoral consiste na actividade de animação, divulgação ou publicação de textos ou de imagens, por meios designadamente sonoros ou gráficos, que visem a realização dos objectivos da campanha eleitoral.
Artigo 71.º (Propaganda Sonora)
A propaganda sonora não carece de autorização, nem de comunicação às autoridades administrativas e só é permitida no período entre as 7 e as 24 horas.
Artigo 72.º (Propaganda Gráfica)
- Os órgãos competentes da Administração Local devem determinar quais os espaços destinados à afixação de cartazes, fotografias, jornais murais, manifestos, avisos e demais material de propaganda eleitoral.
- Os espaços designados para a propaganda devem ser, tantas quantas as candidaturas e repartidos em termos que garantam igualdade de condições e oportunidade para todas.
- Não é admitida a afixação de cartazes, nem a realização de inscrições ou pinturas em monumentos nacionais, em templos e edifícios religiosos, em edifícios de órgãos do estado ou em edifícios onde vão funcionar as assembleias de voto, nos sinais de trânsito, em placas de sinalização rodoviária ou no interior de repartições públicas.
- Também não é admitida a afixação de cartazes ou inscrições ou tintas persistentes, de difícil limpeza.
- As candidaturas devem recolher os cartazes afixados para propaganda eleitoral durante o período da campanha eleitoral até 30 dias após a realização das eleições.
Artigo 73.º (Direito de Antena para Fins Eleitorais)
- As candidaturas às eleições gerais têm direito à utilização do serviço público de radiodifusão e televisão, durante o período oficial da campanha eleitoral, nos termos seguintes:
- a)- rádio: 10 minutos diários entre as 15 e as 22 horas;
- b)- televisão: 5 minutos diários entre as 18 e as 22 horas.
- Os períodos referidos no número anterior podem ser alargados caso o número de concorrentes o justifique.
- O tempo de antena previstos no número anterior é usado conjuntamente pela lista e pelo respectivo candidato a Presidente da República.
- Os órgãos de comunicação social privados podem ceder tempos de antena às candidaturas às eleições gerais, devendo esta ser aberta em igualdade de condições a todos os concorrentes e observar o previsto nesta lei e nas grelhas de distribuição estabelecidas pela Comissão Nacional Eleitoral.
- Os emissores regionais de rádio e de televisão entram em cadeia com a programação nacional nos períodos destinados à transmissão dos tempos de antena.
- A distribuição da ordem de utilização dos tempos de antena é feita, por sorteio, pela Comissão Nacional Eleitoral.
- A utilização dos tempos de antena é gratuita, correndo por conta das candidaturas as despesas inerentes aos registo dos materiais a difundir.
- É proibida, às rádios, às televisões e à imprensa escrita, a difusão de matérias com carácter propagandístico e eleitoral de qualquer partido político, coligação de partidos ou candidatos concorrentes, fora do previsto no n.º 1 do presente artigo.
- É igualmente proibido a qualquer órgão de comunicação social posicionar-se a favor de qualquer partido político, coligação de partidos ou candidatos concorrentes, nas matérias que publicar.
Artigo 74.º (Deveres das Publicações Informativas)
- As publicações periódicas, informativas, públicas e privadas devem assegurar igualdade de tratamento aos diversos concorrentes.
- O disposto no número anterior não é aplicável às publicações partidárias.
Artigo 75.º (Publicações das Candidaturas)
- Durante a campanha eleitoral, os candidatos e as respectivas candidaturas podem, para além da sua propaganda corrente, publicar livros, revistas, panfletos entre outros meios e fazer uso da imprensa escrita, da rádio e da televisão, nos termos da presente lei.
- Toda a propaganda eleitoral deve identificar a candidatura emissora.
Artigo 76.º (Utilização em Comum ou Troca)
- As candidaturas podem acordar entre si a utilização em comum ou a troca de tempo de antena ou de espaço de publicação que lhes pertencem.
- Os acordos entre as candidaturas para efeito do disposto no número anterior são homologados pela Comissão Nacional Eleitoral.
Artigo 77.º (Esclarecimento Cívico)
A Comissão Nacional Eleitoral deve promover, através dos órgãos de comunicação social e outras formas que ache viáveis, o mais amplo esclarecimento dos cidadãos sobre os objectivos das eleições, as diversas fases do processo eleitoral e o modo como cada eleitor vota.
Artigo 78.º (Proibição de Propaganda Eleitoral)
Findo o prazo de campanha eleitoral, não é permitida qualquer actividade de propaganda eleitoral.
Artigo 79.º (Proibição de Utilização de Publicidade Comercial)
Durante a campanha eleitoral é interdita a propaganda política feita directa ou indirectamente através dos meios de publicidade comercial.
CAPÍTULO III FINANCIAMENTO DA CAMPANHA ELEITORAL
Artigo 80.º (Fontes de Receitas da Campanha Eleitoral)
- A campanha eleitoral pode ser financiada por:
- a)- contribuição do Estado;
- b)- contribuições dos próprios candidatos e dos partidos políticos;
- c)- donativos de pessoas singulares ou colectivas nacionais residentes ou sediadas no País;
- d)- produto da actividade da campanha eleitoral;
- e)- contribuições de organizações não governamentais nacionais de cidadãos angolanos, nos termos da presente lei e demais legislação aplicável;
- f)- empréstimos contraídos em instituições privadas de crédito instaladas no País.
- É proibido o financiamento das campanhas eleitorais por:
- a)- governos e organizações estrangeiras ou finaciadas por governos estrangeiros, ainda que registadas em Angola;
- b)- instituições públicas de crédito, institutos públicos, empresas públicas, órgãos da administração local do Estado, Autarquias Locais, bem como de pessoas colectivas de utilidade pública;
- c)- sociedade de capitais exclusiva ou maioritariamente públicos;
- d)- pessoas singulares ou colectivas não nacionais.
- Durante a campanha eleitoral, os candidatos e as respectivas candidaturas podem, para além da sua propaganda corrente, publicar livros, revistas, panfletos entre outros meios e fazer uso da imprensa escrita, da rádio e da televisão, nos termos da presente lei.
- Toda a propaganda eleitoral deve identificar a candidatura emissórias.
- As contribuições de partidos políticos e de associações políticas nacionais são certificadas por documentos passados pelos órgãos competentes dos mesmos, com identificação daquele que as prestou.
Artigo 81.º (Financiamento Feito pelo Estado)
- O Estado atribui uma verba de apoio à campanha eleitoral das candidaturas às eleições gerais que é distribuída de forma equitativa.
- A verba referida no número anterior é única para cada lista e o respectivo candidato a Presidente da República.
- A verba a que se refere o número anterior deve ser disponibilizada aos partidos políticos ou coligações de partidos políticos até ao 5.º dia posterior à divulgação pelo Tribunal Constitucional da lista definitiva das candidaturas admitidas.
Artigo 82.º (Administrador Eleitoral)
Após a aprovação das candidaturas pelo Tribunal Constitucional, os partidos políticos e as coligações de partidos políticos devem, no prazo de 15 dias, indicar o administrador eleitoral, o qual é responsável pela recolha de fundos, pela contabilidade das receitas e despesas, pela movimentação da conta da campanha e pela apresentação do relatório financeiro.
Artigo 83.º (Contabilização de Receitas e Despesas)
- As candidaturas às eleições gerais devem contabilizar discriminadamente todas as receitas e despesas efectuadas com a campanha eleitoral, no prazo máximo de 30 dias após a proclamação oficial dos resultados do escrutínio, indicando com precisão a origem das receitas e o destino das despesas.
- Todas as verbas atribuídas pelo Estado, nos termos da presente lei, que não sejam utilizadas ou tenham sido utilizadas para fins distintos do estabelecido na presente lei devem ser devolvidas à Comissão Nacional Eleitoral, no prazo de 30 dias após a proclamação oficial dos resultados do escrutínio, integrando-se estas verbas no Orçamento Geral do Estado.
- As candidaturas são responsáveis pelo envio das contas da campanha eleitoral a que se refere o presente capítulo.
Artigo 84.º (Fiscalização e Prestação de Contas)
- As entidades concorrentes às eleições devem, no prazo máximo de 45 dias após a proclamação oficial dos resultados do escrutínio, prestar contas discriminadas da sua campanha eleitoral à Comissão Nacional Eleitoral e publicar os mesmos num dos jornais diários mais divulgados no País.
- A Comissão Nacional Eleitoral analisa a regularidade das receitas e despesas e publica a sua apreciação num dos jornais diários mais divulgados no País, até 30 dias após o termo do prazo previsto no número anterior.
- Se a Comissão Nacional Eleitoral verificar qualquer irregularidade nas contas, deve notificar a respectiva entidade para apresentar, no prazo de 15 dias, a regularização das contas.
- Sobre as contas referidas no número anterior deve a Comissão Nacional Eleitoral pronunciar-se no prazo de 15 dias.
- Se as entidades concorrentes às eleições não prestarem contas nos prazos fixados nos números 1 e 3 do presente artigo ou se concluir que houve infracção ao disposto no artigo 83.º, a Comissão Nacional Eleitoral deve fazer a respectiva participação ao Tribunal de Contas, para os efeitos legais.
Artigo 85.º (Contribuições e Doações ao Processo Eleitoral)
- As contribuições e as doações pecuniárias e materiais provenientes do estrangeiro destinados ao processo eleitoral, devem ser declaradas pela entidade doadora à Assembleia Nacional antes da sua afectação aos destinatários, para efeitos de aprovação e posterior registo no Orçamento Geral do Estado.
- O disposto no número anterior não se aplica aos artigos 80.º a 84.º da presente lei.
TÍTULO VI CONSTITUIÇÃO DAS ASSEMBLEIAS E DAS MESAS DE VOTO
Artigo 86.º (Âmbito e Tipos de Assembleias e Mesas de Voto)
- As assembleias de voto são constituídas por mesas de voto, tantas quantas necessárias, para garantir a eficiência do processo de votação.
- A mesa de voto constitui a unidade de apuramento dos resultados.
- Cada mesa de voto pode ter no máximo 500 eleitores.
- A distribuição dos eleitores pelas mesas de voto existentes numa assembleia de voto é feita por ordem alfabética.
- A Comissão Nacional Eleitoral inicia a divulgação dos cadernos eleitorais, através dos seus órgãos locais, até 30 dias antes da data marcada para as eleições.
- A coordenação das assembleias de voto é assegurada pelo Presidente da mesa número 1.
- O Presidente da Assembleia de Voto tem a responsabilidade de definir o espaço de funcionamento de cada uma das mesas que a integra e apoiar os Presidentes das referidas mesas, sempre que o solicitem.
- O Presidente da Assembleia de Voto tem ainda a responsabilidade de elaborar a acta síntese, integrando o conjunto de dados inscritos nas actas das referidas mesas e outros elementos indicados no formulário.
- A acta referida no número anterior é rubricada por todos os Presidentes de mesas e deve ser remetida pelo Presidente da Assembleia de Voto à Comissão Municipal Eleitoral, cópia da qual deve ser entregue a todos os partidos políticos e coligações de partidos políticos concorrentes.
Artigo 87.º (Locais de Funcionamento)
- Compete à Comissão Nacional Eleitoral elaborar e aprovar, ouvido o Executivo, o mapa da quantidade e localização das assembleias e das mesas de voto, por áreas administrativas e geográficas, até 35 dias antes da data marcada para as eleições.
- Compete à Comissão Nacional Eleitoral assegurar a divulgação dos locais em que funcionam as assembleias e mesas de voto, com a devida antecedência.
- As mesas de voto funcionam em edifícios públicos, de preferência escolares e na falta ou insuficiência destes, em edifícios particulares requisitados para o efeito ou em locais precários, devendo oferecer condições adequadas de acesso, localização e segurança dos eleitores.
- Não é permitida a constituição e funcionamento de mesas de voto em:
- a)- unidades policiais;
- b)- unidades militares;
- c)- residências de autoridades tradicionais;
- d)- edifícios onde funcione qualquer partido político, coligação de partidos políticos ou organização religiosa;
- e)- locais onde se vendam bebidas alcoólicas;
- f)- locais de culto.
Artigo 88.º (Dia e Condições de Funcionamento)
- As mesas de voto funcionam simultaneamente em todo o País no dia marcado para as eleições.
- No exterior do País, as mesas funcionam entre o 15.º e o 10.º dia anterior à votação em Angola, cabendo à Comissão Nacional Eleitoral fixar a respectiva data.
- Compete à Comissão Nacional Eleitoral garantir as condições logísticas necessárias ao funcionamento das mesas de voto instaladas em território nacional.
Artigo 89.º (Mesas das Assembleias de Voto)
- Em cada assembleia de voto deve haver mesas de voto necessárias à eficiência do processo de votação, às quais compete promover e dirigir a votação e o apuramento dos resultados do escrutínio.
- As mesas de voto são compostas por cinco pessoas, sendo um presidente, um secretário e três escrutinadores.
- Os membros das mesas de voto devem saber ler e escrever português, possuir formação adequada à complexidade da tarefa devendo pelo menos um deles falar a língua predominante na área de localização da mesa de voto.
- Compete à Comissão Nacional Eleitoral, através dos seus órgãos, recrutar, seleccionar e formar os membros das mesas de voto.
- As autoridades tradicionais, os militares e os membros das forças militarizadas no activo, não podem ser membros das assembleias de voto.
Artigo 90.º (Constituição das Mesas)
- As mesas de voto constituem-se na hora marcada para o início do seu funcionamento e nos locais previamente indicados no mapa das assembleias de voto aprovado pela Comissão Nacional Eleitoral.
- A constituição de mesas de voto fora dos respectivos locais implica a nulidade das eleições na mesa em causa, salvo por motivo de força maior, devidamente justificado e apreciado pelas instâncias judiciais competentes ou por acordo escrito entre a entidade municipal da Comissão Nacional Eleitoral e os delegados de lista dos partidos políticos e coligações de partidos políticos e salvaguardada a comunicação prévia aos eleitores.
- Os membros das mesas de voto devem estar presentes no local de funcionamento da respectiva mesa, 3 horas antes do início da votação, nos termos previstos na presente lei.
- Se a Comissão Municipal Eleitoral verificar que uma hora antes do início da votação não há possibilidade de constituição das mesas por ausência de membros indispensáveis, designa, após acordo com os delegados de lista presentes, os substitutos dos ausentes de entre os cidadãos eleitores de reconhecida idoneidade, considerando-se sem efeito a designação daqueles que não tenham comparecido.
- Os membros designados para integrar as mesas de voto são dispensados do dever de comparecer no respectivo local de trabalho, enquanto durar a sua actividade e nos 2 dias úteis seguintes.
- A dispensa prevista no número anterior não afecta os direitos e regalias de que seja titular, devendo contudo fazer prova bastante da qualidade de membro da mesa da assembleia de voto.
- O bom desempenho das funções de membro da mesa de voto é elemento a considerar nos processos de avaliação ao nível da administração pública, nomeadamente para ingresso ou progressão na carreira administrativa.
Artigo 91.º (Inalterabilidade das Mesas)
- As mesas de voto, uma vez constituídas, não podem ser alteradas, salvo ocorrência de causas justificativas de impedimento de alguns dos seus membros, devendo as Comissões Municipais Eleitorais dar conhecimento público da alteração.
- A presença de três membros da mesa de voto é suficiente para se considerarem válidos a votação e os resultados do escrutínio.
Artigo 92.º (Meios de Trabalho da Mesa)
- A Comissão Nacional Eleitoral assegura, em tempo útil, o fornecimento de todo o material necessário ao funcionamento de cada mesa de voto, nomeadamente:
- a)- cópia válida dos cadernos eleitorais referentes aos eleitores colocados na respectiva mesa de voto;
- b)- livro de actas das operações eleitorais;
- c)- os impressos, mapas e modelos de registo e informação necessários às operações eleitorais;
- d)- os boletins de voto;
- e)- as urnas de votação;
- f)- as cabines de votação;
- g)- os selos, envelopes e outros meios para a votação;
- h)- um kit para produção de energia eléctrica.
- Compete à Comissão Nacional Eleitoral garantir as condições necessárias e indispensáveis à guarda, transportação, conservação, segurança e inviolabilidade dos materiais referidos no número anterior, podendo solicitar apoio ao Executivo.
- A aquisição dos materiais referidos no n.º 1 do presente artigo é da competência da Comissão Nacional Eleitoral.
Artigo 93.º (Delegados de Lista)
- Em cada mesa de voto pode haver um delegado e respectivo suplente indicado por cada uma das listas concorrentes.
- Os delegados de lista n ão são membros das mesas de voto.
Artigo 94.º (Designação e Registo dos Delegados de Lista)
- A Comissão Nacional Eleitoral informa aos partidos políticos e coligações de partidos, até 45 dias antes da votação, o número de cadernos eleitorais e de mesas de voto que funcionarão em cada assembleia de voto.
- Os partidos políticos e as coligações de partidos políticos comunicam às Comissões Municipais Eleitorais, para efeitos de identificação e credenciamento, até 30 dias antes da data das eleições, os nomes dos respectivos delegados de lista e seus suplentes para cada assembleia de voto.
- A comunicação mencionada no número anterior deve conter, obrigatoriamente, o nome, o número de registo eleitoral e a assembleia de voto em que o delegado de lista vai exercer a respectiva função.
- A Comissão Nacional Eleitoral através da Comissão Municipal Eleitoral deve remeter a cada candidatura, até 10 dias antes da eleição, uma lista confirmando a identificação e registo dos delegados de lista, efectivos e suplentes, e as respectivas credenciais a utilizar no dia da eleição.
- A Comissão Nacional Eleitoral publica em três dos jornais mais lidos do país, durante 3 dias, os nomes dos delegados de lista indicados para cada município.
- A Comissão Nacional Eleitoral afixa, no local da votação, 72 horas antes dessa votação, os nomes dos respectivos delegados de lista e disponibiliza, na mesma altura, os respectivos sinais de identificação a utilizar no dia da eleição.
- As autoridades tradicionais, os militares e os membros das forças militarizadas no activo não podem ser delegados de lista.
- A falta de indicação de delegados previstos nos números anteriores ou a não comparência de qualquer delegado de lista devidamente credenciado presume-se imputável à candidatura respectiva e não afecta a validade do trabalho da mesa de voto.
Artigo 95.º (Direitos e Deveres dos Delegados de Lista)
- O delegado de lista goza dos seguintes direitos:
- a)- estar presente no local onde funcione a mesa de voto e ocupar os lugares mais próximos, por forma que possa fiscalizar todos os actos relacionados com a votação e o escrutínio;
- b)- verificar, antes do início da votação, os meios de trabalho da mesa, referidos no n.º 1 do artigo 92.º.
- c)- solicitar à presidência da mesa de voto e obter informações sobre actos do processo de votação e escrutínio que considerem necessários;
- d)- ser ouvido em todas as questões que se suscitarem durante o funcionamento da mesa de voto, quer durante a votação, quer durante o escrutínio;
- e)- fazer observações às actas, quando considerem convenientes;
- f)- rubricar todos os documentos respeitantes às operações eleitorais;
- g)- consultar a todo o momento os cadernos eleitorais;
- h)- receber uma cópia da acta das operações eleitorais.
- O delegado de lista tem os seguintes deveres:
- a)- exercer uma fiscalização conscienciosa e objectiva da actividade das mesas de voto;
- b)- cooperar para o desenvolvimento normal da votação, do escrutínio e da actividade das mesas de voto;
- c)- evitar intromissões injustificáveis na actividade das mesas de voto, que perturbem o desenvolvimento normal da votação e do escrutínio;
- d)- assinar as actas relacionadas com as funções eleitorais para que tenha sido designado.
- O não exercício, pelos delegados de lista, de qualquer dos direitos ou deveres previstos no presente artigo, não afecta a validade da votação e os resultados do escrutínio.
TÍTULO VII ELEIÇÃO
CAPÍTULO I DIREITO DE SUFRÁGIO
Artigo 96.º (Pessoalidade, Presencialidade e Unicidade do Voto)
- O direito de voto só pode ser exercido pessoal e presencialmente pelo cidadão eleitor, sem prejuízo da possibilidade de exercício do direito de voto por correspondência, nos termos da presente lei e das regras a definir pela Comissão Nacional Eleitoral.
- Cada eleitor só pode votar uma vez.
- Não são permitidas a representação ou a delegação do exercício do direito de voto, sem prejuízo do disposto acerca do voto dos cidadãos portadores de deficiência.
Artigo 97.º (Exercício de Direito de Voto)
- O direito de voto é exercido em todo o território da República de Angola.
- No exterior do país, o direito de voto é exercido nas missões diplomáticas e consulares.
Artigo 98.º (Direito à Dispensa)
Os eleitores que trabalham no dia da votação têm o direito de ser dispensados pelo tempo necessário ao exercício do direito de voto.
Artigo 99.º (Liberdade e Confidencialidade do Voto)
- O exercício do direito de voto é livre.
- Ninguém pode ser obrigado ou obrigar outrem a revelar em que sentido vai votar ou votou, sem prejuízo da sua admissibilidade para a recolha de dados estatísticos não identificáveis.
Artigo 100.º (Requisitos do Exercício do Direito de Voto)
- Para que o eleitor seja admitido a votar é necessário que:
- a)- esteja regularmente inscrito como eleitor no caderno eleitoral da respectiva mesa de voto;
- b)- seja portador de cartão de eleitor válido;
- c)- não tenha ainda exercido o seu direito de voto.
- Para o exercício do direito de voto no exterior do País, é necessário que:
- a)- esteja regularmente inscrito como eleitor;
- b)- seja titular de passaporte angolano válido que ateste a natureza temporária da sua estadia no exterior;
- c)- não tenha ainda exercido o seu direito de voto;
- d)- possua documento comprovativo da sua condição no exterior do País.
Artigo 101.º (Local de Votação)
- Os eleitores exercem o seu direito de voto na mesa de voto em cujo caderno eleitoral estão inscritos.
- A título excepcional, exercem o seu direito de voto na mesa em que se encontrem a prestar serviço, os membros das mesas de voto e os delegados de lista.
- Nos casos previstos no número 2, o boletim de voto é colocado na urna normal, devendo a mesa de voto registar, em modelo próprio o nome, número do cartão de eleitor e local onde devia ter sido exercido o direito de voto.
Artigo 102.º (Votação Antecipada)
- A votação antecipada é autorizada pela Comissão Nacional Eleitoral após solicitação do eleitor, até ao 20.º dia anterior ao dia da votação geral.
- A votação antecipada tem lugar entre o 10.º e o 5.º dias anteriores ao dia da votação geral, em data e período a fixar pela Comissão Nacional Eleitoral.
- A votação antecipada é exercida na Comissão Municipal Eleitoral.
- Exercido o direito de votação antecipada, a Comissão Municipal Eleitoral adopta as medidas necessárias para que se dê baixa nos respectivos cadernos eleitorais.
- O apuramento da votação antecipada é feito pela respectiva Comissão Provincial Eleitoral.